Como avaliar o progresso do tratamento com alinhadores estéticos?

(Vídeo) Ferramenta Auto Scan Simulator do ClinCheck
Data:

Avaliação do Progresso do Tratamento com Alinhadores Estéticos

Dr. Marco Paulo Lara vem, mais uma vez, através deste fantástico vídeo explicar um pouco sobre a avaliação do progresso do tratamento com o uso de Alinhadores.

Para isto, devemos nos lembrar de como o fluxo digital tem feito mudanças em nossa rotina clínica.

Através da ferramenta (do scanner intraoral) Auto Scan Simulator, nós podemos avaliar o progresso de nosso tratamento.

Para tal, o paciente deverá submeter-se a um segundo escaneamento de controle, após o primeiro ciclo de 14 alinhadores. Em seguida, ao comparar os estágios inicial e atual da oclusão do paciente, a ferramenta do scanner alterará as cores dos dentes (do segundo escaneamento) de acordo com os movimentos que foram realizados (ou não) no primeiro estágio do tratamento.

Este recurso é particularmente interessante para acompanharmos junto ao paciente a evolução de seu caso clínico e para pontuarmos o fato de que tudo aquilo que foi planejado está, de fato, acontecendo. Por outro lado, esta ferramenta possibilitará avaliar também, os objetivos que ainda não foram alcançados e a necessidade de refinamentos ou alinhadores adicionais para concluirmos seu tratamento.

As cores em verde simbolizam que todos os movimentos previstos no ClinCheck (Align Tecnology) foram realizados, ou seja, de fato aconteceram (o que também foi fruto da colaboração da paciente quanto ao tempo de uso dos alinhadores).

Segundo o mesmo programa, o elemento 32 deveria sofrer 3 movimentos nos 3 planos do espaço. Eram previstos uma lingualização, uma intrusão e uma rotação mesiodistal deste elemento dentário. A cor amarela indicada no desenho gráfico e na tabela abaixo sinaliza que o movimento de rotação mesiodistal ainda não foi totalmente completado.

A alteração mais notável que é possível enxergar, em uma primeira análise, é a expansão dentoalveolar sofrida pelo arco que possibilitou o alinhamento dos incisivos e devolveu uma forma mais adequada para a arcada superior.

Houve também uma correção da mordida aberta, de 0 mm de trespasse vertical para 2 mm de overbite e a correção dos apinhamentos anteroinferiores (que era a queixa principal da paciente).


Gostou da dica?
Para mais conteúdo de valor sobre alinhadores, participe de nosso grupo no TELEGRAM wink

Acesse seu aplicativo e procure pelo canal: Alinhadores In Office e Ortodontia Digital

Link de Convite: t.me/alinhadoresortodonticos

Fale Conosco