Como fazer uma contenção fixa inferior em Ortodontia

(Vídeo) Aprenda a fazer uma contenção fixa inferior 3X3 com fio de amarrilho metálico
Data:

Uma questão de grande relevância clinica em Ortodontia é a estabilidade dos tratamentos.

Ao final de uma intervenção ortodôntica, existem algumas maneiras de ser manter o resultado obtido, através de aparelhos de contenção removíveis ou fixos. A região ântero-inferior apresenta um altíssimo potencial de recediva do apinhamento; fato que está associado á sua etiologia multifatorial.

Considerando que o apinhamento ântero-inferior é uma preocupação após a remoção dos aparelhos fixos, o planejamento da fase se contenção deve ser feito criteriosamente, bem como, uma supervisão periódica.

O uso da contenção lingual inferior colada é, desta forma, primordial. A praticidade e principalmente a independência da colaboração dos pacientes justifica essa importância.

Confeccionada com fio de aço, convencional ou trançado, esse tipo de contenção é colada na superfície lingual dos dentes ântero-inferiores, podendo englobar de canino a canino ou de 2º pré-molar a 2º pré-molar, nos casos de extrações ou de diastemas generalizados.

A característica mais importante deste tipo de contenção é que deve tocar em todos os dentes passivamente. Caso seja colada apenas nas extremidades, é fundamental o contato com os incisivos.

As variações quanto ao diâmetro do fio utilizado se relacionam ao modo de colagem. Fios menos calibrosos, como os de 0,020", são utilizados quando todos os dentes são colados, enquanto fios de maior calibre, como o 0,032", permitem que apenas os dentes relacionados com as extremidades da contenção sejam colados.

Aprenda agora a instalar uma contenção fixa inferior 👇

A contenção com fio mais espesso é mais fácil de higienizar, principalmente em relação ao uso de fio dental, embora possibilite pequenas rotações dentárias. Já a com fios mais finos, quando colada dente a dente, dificulta o processo de higienização, mas contém os dentes em posição de forma permanente, desde que não ocorram falhas ou fraturas.

As contenções com fios flexíveis - 0,0175" ou 0,0215 - coladas a todos os dentes, estão indicadas em casos onde há tendência de recidiva por movimentos individuais.


Conheça 5 Motivos para Utilizar Contenção Removível Inferior que você já Tinha se Esquecido 👇

Manhattan%20whatsapp.png

Inscreva-se em nossa lista de transmissão no Whatsapp para não perder nenhum artigo:

Grave nosso número em seu celular (31 - 98337-8535) e mande-nos uma mensagem com os dizeres: EU QUERO.

Fale Conosco