Conheça o Seu Próximo Braquete Autoligado

(Caso Clínico) Comportamento do braquete da Infinity Orthodontics em um caso orto-cirúrgico
Data:

Conheça o Seu Próximo Braquete Autoligado

Em 2021, já serão 13 anos de estudos sobre os aparelhos autoligados. Em todo este tempo, encontrei, desencontrei e reencontrei verdades e mentiras sobre este sistema.

Por isto, há 5 anos, quando fui convidado pela Ortodente a ser consultor científico da marca Infinity Orthodontics, entendí que a honraria traria muito mais que uma oportunidade, mas uma verdadeira responsabilidade de ajudar a criar um acessório que, de fato, solucionasse todas as limitações que eu e todos meus colegas Ortodontistas conhecemos tão bem.

"Ultrapassar os limites é um erro menor do que ficar aquém deles"
Confúncio (-551 a -479)

Caso Clínico (ainda em andamento)

Paciente, sexo feminino, 50 anos de idade, procurou atendimento clínico com queixas relativas ao posicionamento dentário, perda da capacidade mastigatória e retrusão mentual.

Como tratava-se de uma paciente com queixas que envolviam aspectos de seu perfil, sugerí um tratamento com vistas a cirurgia ortognática.

Uma vez de acordo com o planejamento sugerido, instalei um disjuntor Hyrax e em seguida, encaminhei a paciente para o procedimento de disjunção cirurgicamente assistida.

Ao retornar, instalei os novíssimos braquetes da Infinity Orthodontics nos arcos superior e inferior da paciente.

Nossos questionamentos neste momento (meu e de toda a equipe da Ortodente) eram relativos ao comportamento biomecânico dos acessórios frente a um tratamento complexo, com diversas particulariedades periodontais e que envolveria grandes movimentações, tanto ortodônticas quanto cirúrgicas.

Durante todo a abordagem pré-cirúrgica, notei uma perda insignificante de torque nos dentes anteriores e nenhuma descolagem; fato que me deixou muito motivado quanto aos resultados pós-cirúrgicos.

Ao retornar da correção sagital, notei uma melhora substancial dos aspectos oclusais bem como do relacionamento de todo arcabouço dentário.

Apesar de se tratar de um caso clínico ainda em andamento, as perspectivas sobre este sistema são bastante animadoras quanto ao comportamento deste braquete autoligado testado em uma má oclusão severa.

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR. Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos. É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco