Forças ortodônticas podem ser instaladas sobre implantes osseointegrados?

Manhattan
Data:

"Sobre o implante dentário vai ser colocada uma coroa dentária que permita executar uma função mastigatória?” Se a resposta for sim, também se pode aplicar uma força ortodôntica, mesmo que de ancoragem. Se a resposta for não, nesse implante dentário não se deve aplicar, sequer, forças ortodônticas! Quando se puder colocar esse implante em função mastigatória, também se poderá aplicar forças ortodônticas."

Há exatos 7 dias, ao chegar na clínica de Ortodontia do Centro de Especialização e Tratamento da Odontologia, aqui em Belo Horizonte, eu e os alunos fomos surpreendidos por uma situação inusitada. Uma das pacientes em atendimento relatou que “o tratamento ortodôntico a fez perder seu implante, instalado há 4 anos.”- sic.

Disse-nos que ao procurar seu implantodontista, o mesmo relatou a ela que; “ao instalarmos um acessório ortodôntico e um fio de alto calibre (0.019 X 0.025”aço) sobre a coroa do mesmo, condenamos seu implante, e que desta forma, o mesmo deveria ser removido e reinstalado, pois estava perdido”.

Caro implantodontista (e colegas ortodontistas):

Qualquer força sobre o osso — independentemente de se aplicada sobre dentes naturais, implantes e/ou com aparelhos ortopédicos — promoverá um maior ou menor grau de deflexão, deformando-o. Por outro lado, os implantes dentários osseointegrados podem ser comparados a um dente anquilosado, pelo fato de não possuírem ligamento periodontal interpondo-se com o tecido ósseo vizinho; e o movimento ortodôntico tem sua efetividade graças à resposta dos componentes do ligamento periodontal à compressão e tração.

Em linguagem mais direta, podemos afirmar que a movimentação ortodôntica é realizada pelo ligamento periodontal e como os implantes não o possuem, não poderão mover-se. Um outro ponto a ser destacado é que as forças ortodônticas, mesmo as de ancoragem, são incomparavelmente menores e aplicadas de tal forma que se difundem lentamente pela estrutura óssea, ao mesmo tempo que promovem reabsorções na face periodontal do processo alveolar.

Assim, a resposta para esta pergunta é uma outra pergunta: "Sobre o implante dentário vai ser colocada uma coroa dentária que permita executar uma função mastigatória?” Se a resposta for sim, também se pode aplicar uma força ortodôntica, mesmo que de ancoragem. Se a resposta for não, nesse implante dentário não se deve aplicar, sequer, forças ortodônticas!

Quando se puder colocar esse implante em função mastigatória, também se poderá aplicar forças ortodônticas.

A interação entre o ortodontista e o implantodontista é muito importante, pois, infelizmente, alguns profissionais desinformados, anti-éticos e irresponsáveis acreditam piamente que o movimento ortodôntico seja comparável ao traumatismo dentário e ao trauma oclusal, levando os pacientes ao desepero e ao descrédito de nosso suado trabalho.

Para aprender a instalar um minimplante no palato, clique abaixo:

Giovanni de Carvalho

Clique na imagem, cadastre-se (na página inicial) e receba nossos artigos direto em seu e-mail

Fale Conosco