Mordida Aberta Dentária versus Mordida Aberta Esquelética. Quais as diferenças?

Aprenda a diferenciar uma mordida aberta dentária de uma mordida aberta esquelética
Data:

Mordida Aberta

O termo Mordida Aberta significa ausência de contato vertical entre os dentes, produto do desenvolvimento vertical posterior excessivo e/ou do desenvolvimento vertical anterior insuficiente, impedindo que um ou mais dentes contactem verticalmente com os dentes correspondentes do arco oposto.

Mordida aberta anterior de origem dentária

A mordida aberta ou trespasse vertical negativo é encontrado, geralmente, na região anterior, mas também pode ocorrer na região posterior (uni ou bilateral) e até mesmo ser total (quando o contato vertical entre os dentes ocorre apenas nos últimos dentes). Apresentam, basicamente, duas etiologias (além da etiologia combinada), que são: A etiologia dentária ou a etiologia esquelética.

Tipos de Mordida Aberta

Mordida Aberta Dentária:

Ocorre exclusivamente por deficiência dos fatores dentoalveolares. São muitas vezes associadas a hábitos deletérios, não apresentam alteração de suas bases ósseas e podem vir acompanhadas com outras alterações oclusais (como por exemplo, o cruzamento da mordida nas regiões posteriores ou a proclinação dos incisivos).

Mordidas abertas dentárias de amplitudes diferentes

Tem um formato circular, apresentam clinicamente incisivos com irrupções incompletas e não se estendem além dos caninos. Ou seja, os caninos ficam estáveis no plano oclusal e não apresentam seus posicionamentos verticais comprometidos.

Estão associadas a problemas exclusivamente dentários, ou seja, a causa principal é o posicionamento vertical dos dentes anteriores e não seus ossos de suporte. Desta maneira, vale ressaltar que não apresentam componentes genéticos ou hereditários e em geral não comprometem nenhum aspecto facial (como por exemplo, o terço inferior da face aumentado).

São mais comumente encontradas em pacientes com padrão horizontal de crescimento (braquifaciais) ou naqueles com equilíbrio destes vetores de crescimento (mesofaciais).

Mordida Aberta Esquelética:

Nestes casos é possível evidenciar deformidades nas apófises alveolares (comprometimento esquelético). Ao contrário do que ocorre nas mordidas abertas dentoalveolares, às de origem esquelética são associadas a fatores genéticos e não a causas ambientais; e frequentemente, vêm acompanhadas com alterações nas proporções dos terços faciais (terço inferior da face aumentado em relação ao terço médio).

Mordida aberta esquelética

Apresentam um formato retangular, com início e final da maloclusão mal definidos e com caninos incluídos na mordida aberta. Uma outra característica muito comum é a evidência clínica de incisivos totalmente erupcionados.

O grande responsável pela formação deste tipo de alteração é o crescimento hiperdivergente das bases ósseas. Característica comum em pacientes dolicofaciais.

Mordida aberta esquelética

Ainda não conhece o curso ESTRATÉGIA - Planejamento de Casos Clínicos? Então clique abaixo!


Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos. É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco