O segredo da imortalidade

Seja bem vindo ao portal de ensino Manhattan
Data:

Seja bem vindo. Hoje você está convidado a tomar parte de um sonho. Do meu sonho.

Creio que em algum momento de nossas vidas, somos tomados por dúvidas existenciais que nos assolam por anos (as vezes, décadas) e que nunca hão de serem respondidas. Talvez porque, na verdade, não queremos respostas. Perguntas existenciais nos moldam, nos definem, e é esta, justamente a graça.

Esclarecê-las nos corrompe, nos infecta com verdades que, muitas vezes, não estamos preparados para aceitar; exatamente como acontece com aquele arquivo de computador que não sabemos pra quê serve, mas que morremos de medo de apagá-lo e nos arrependermos depois, ao descobrir que se tratava, na verdade, de um item fundamental para o perfeito funcionamento da máquina.

Há 5 anos atrás, tive (novamente) esta inquietação. Por quê e para quê fazemos o quê fazemos? Qual o propósito de tanto estudo, tanto empenho, tanta informação acumulada? Se a vida é breve e caixões não têm gavetas, o que acontece com tudo que aprendemos nesta tragetória depois que partimos? Levamos, deixamos ou simplesmente se perde, confinados em nossos cérebros inertes?

Francamente leitor, não sei, mas posso te dizer que ao criar este portal de ensino, me aproximei menos de uma resposta, e mais de uma poesia.

Ao desenhar este site, conhecí pessoas incríveis, fiz novas amizades, descobrí histórias fantásticas e sobretudo, ajudei. Ajudei alunos com dificuldades em planejar seus casos, ajudei ortodontistas a aumentarem seus rendimentos, plantei idéias, criei aparelhos e novos protocolos de tratamento.

De repente, tudo ficou claro e excepcionalmente mais fácil, pois quanto mais ajudava, mais era ajudado, quanto mais ensinava, mais aprendia.

Assim compreendí, hoje, ao completar 40 anos de idade, que não importa o destino de nosso aprendizado, mas o caminho que ele deve percorrer, sem nunca parar; simplesmente porque o aprendizado só é aprendizado quando vira ensino e o ensino só é, verdadeiramente, ensino, quando é compartilhado.

E, maravilhosamente, quando isto acontece, somos imortalizados nas mãos hábeis de nossos alunos, no raciocínio preciso de um diagnóstico bem feito e na cura perpétua dos sorrisos de nossos pacientes.

Seja bem vindo ao Manhattan, o que eu posso te ensinar, hoje?

Giovanni de Carvalho

23/04/2019

circular.png

Clique no ícone, cadastre-se e descubra tudo o que podemos fazer por você.

Fale Conosco