Tudo o que (de fato) você precisa saber sobre fios ortodônticos ? Fios de Aço Inoxidável

(Vídeo) Uma conversa casual sobre quando e porquê utilizar as principais ligas dos fios ortodônticos
Data:

Tudo o que (de fato) você precisa saber sobre fios ortodônticos – Fios de Aço Inoxidável

O aço inoxidável utilizado na Ortodontia é do tipo austenítico. Sua composição média é de 18% de Cromo, 8% de Níquel, 0.08 a 0.15% de Carbono e o restante (maioria) de Ferro. As porcentagens de Cromo e Níquel dão nome a este tipo de “aço 18-8 ”.

Características:


Devido a sua versatilidade esta liga metálica tornou-se tradicional para a Ortodontia. Com uma ótima formabilidade permite a execução de dobras com facilidade e precisão. Apresenta ainda ótima soldabilidade e baixo atrito, além do baixo custo.

Fases iniciais do alinhamento e nivelamento, quando ligas de grande rigidez e estabilidade são requisitadas para suportar a força de elásticos e molas (retração inicial de caninos)

Aplicações:


A fácil manipulação deste material o indica para a aplicação em diferentes estágios do tratamento ortodôntico. Atualmente o aço é empregado nas etapas do tratamento cujo contorno dos arcos deva ser estável, visando à manutenção das dimensões transversais dos arcos dentários.

A combinação da alta rigidez com o menor atrito na interface fio / ranhura do braquete, quando comparado às demais ligas, faz do aço o fio de eleição para fechamento de espaços por deslizamento.

Movimentações ântero-posteriores e de corpo, os fios de aço são estáveis e resistem a força dos elásticos e molas sem se deformarem, além de possuírem a capacidade de aceitar solda

Limitações:

A alta rigidez desta liga é um fator que deve ser controlado pela redução do calibres dos fios ou confecção de alças quando objetiva-se movimentos dentários individuais. Além de estender o tempo de trabalho profissional, a falta de controle sobre sua rigidez pode gerar forças excessivas durante o movimento ortodôntico.

Aço Inoxidável Trançado

Inicialmente comercializados pela Unitek Corp como fio twist-flex, são contemporâneos aos fios de níquel-titânio e por determinado tempo foram a alternativa mais barata para estes últimos. Atualmente pouco utilizados em razão da redução do custo e facilidade de obtenção dos fios de NiTi estáveis.


O fio trançado de aço inoxidável com secção retangular (“braided”), por sua flexibilidade e capacidade de receber dobras (de pequena magnitude), tem sido utilizado na finalização e intercuspidação por alguns clínicos.


Características:


São constituídos de números específicos de fios de secções reduzidas enrolados uns sobre os outros, configurados em secções redondas ou retangulares.

Aplicações:


Os fios trançados de secção redonda compreendem uma alternativa de baixo custo para as fases iniciais do alinhamento e nivelamento, em apinhamentos moderados ou acentuados. Os de secção retangular podem ser utilizados na finalização.

Para saber tudo sobre fios de Níquel-Titânio em Ortodontia, clique abaixo:

Para saber tudo sobre fios de Titânio-Molibdênio (TMA), clique abaixo:

Vídeo:
Giovanni de Carvalho

Fonte para Consulta:
R Dental Press Ortodon Ortop Facial, Maringá, v. 6, n. 4, p. 103-114, jul./ago. 2001

Autores:
Júlio de Araújo Gurgel, Adilson Luiz Ramos, Stephen D. Kerr

Fale Conosco