Tudo o que (de fato) você precisa saber sobre fios ortodônticos ? Fios de Cromo-Cobalto (Elgiloy)

(Vídeo) Uma conversa casual sobre quando e porquê utilizar as principais ligas dos fios ortodônticos
Data:

“A grande variedade de fios ortodônticos presente no mercado pode gerar dúvidas quanto à melhor escolha para situações clínicas.
Assim, o conhecimento das propriedades mecânicas dos mesmos facilita a escolha para aplicação do movimento ortodôntico na dependência da fase em que o tratamento se encontra.
A evolução da tecnologia de manufatura dos fios e a elaboração de novas técnicas ortodônticas geraram a busca por uma melhor qualidade das ligas, a fim de torná-los biologicamente mais efetivos no que diz respeito aos dentes e tecidos de suporte.”

Saiba tudo sobre fios de Níquel-Titânio (NiTi), 👇

Fios de Cromo Cobalto (Elgiloy)

Foi a Elgin Watch Company que, na década de 40, desenvolveu a liga de cobalto-cromo composta por cobalto (40%), cromo (20%), prata (16%) e níquel (15%), primeiramente utilizada na fabricação de molas para relógios.


Na década de 60, as ligas de cobalto-cromo foram introduzidas na Ortodontia e patenteadas como Elgiloy®, pela Rocky Mountain Orthodontics com uma nova fórmula: 40% de Cobalto, 20% de Cromo, 15% de Níquel, 15.8% de Ferro, 7% de Molibdênio, 2% de Manganês, 0.16% de Carbono e 0.04% de Berílio (Linbenson; Gil; Planell, 1996).

Propriedades

Apresenta propriedades semelhantes ao fio de aço inoxidável convencional, mas se destaca na sua alta formabilidade. Entretanto, para que se possa utilizar seu pleno potencial de resposta, torna-se necessário realizar tratamento térmico após a confecção de dobras, antes de se amarrar o fio aos braquetes.


A maioria dos ortodontistas nunca explorou essa liga no seu total potencial e muitas vezes sequer conseguem distingui-las das de aço, devido à semelhança física entre as mesmas.


Ele é comercializado em quatro tipos de acordo com o grau formabilidade desejada etapa do tratamento: O azul representa a mais maleável, seguida pela amarela (dúctil), verde (semi-resiliente) e vermelha (resiliente) (Gurgel; Ramos; Kerr, 2001).

Indicação

Devido a sua alta formabilidade, este fio permite realizar dobras e helicóides, principalmente os retangulares, facilitando e reduzindo o tempo clínico, além de proporcionar melhor eficácia e controle do movimento dentário (Gurgel; Ramos; Kerr, 2001).

Esta liga é particularmente utilizada para a confecção de arcos em mecânicas segmentadas em idades precoces, em especial, o Arco Base (Utilidade) de Ricketts.

Para saber mais sobre fios ortodônticos, clique abaixo 👇🏻

Fale Conosco